Relatório de Atividades

O Grupo de Pesquisa “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo” tem foco nas análises do quadro de diversidade religiosa e de espiritualidades contemporâneas e nas diferentes práticas de diálogo emergentes no Brasil. Ele investiga experiências de diálogos inter-religiosos, discernindo místicas transreligiosas e práticas inter-convicções para o nosso tempo, marcadamente de mudanças culturais e pluralismos sociais.

O Grupo vem se reunindo como GT (Grupo de Trabalho) desde 2008 nos congressos mais destacados da Área Ciências da Religião e de Teologia, no Brasil, como os da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Teologia e Ciências da Religião (Anptecre), da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) e de Programas de Pós-Graduação da Área. Ele está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ, e, no seu site na internet, estão divulgadas as atividades, eventos e principais publicações.

Em 2016, o I Seminário “Espiritualidades contemporâneas, pluralidade religiosa e diálogo”, realizado na Universidade Metodista de São Paulo, marcou o lançamento oficial do Grupo Interinstitucional de Pesquisa: criou-se, então, uma rede interuniversitária de núcleos de estudo sobre diálogo. Atualmente, ela articula grupos na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vem dando maior impulso à reflexão sobre ‘espiritualidades, pluralidades e diálogos’ (expressão, por vezes, utilizada como nome do grupo), com o compartilhamento de eventos e publicações qualificadas no meio acadêmico.

O Grupo é coordenado pelos professores Dr. Claudio de Oliveira Ribeiro – UFJF, Dr. Gilbraz Aragão – Unicap, Dra. Maria Cecília dos Santos Ribeiro Simões – UFJF, Doutoranda Me. Rita Macedo Grassi – École Pratique des Hautes Études/PUC Minas, Dr. Roberlei Panasiewicz – PUC Minas.

As atividades, publicações e comunicações científicas acolhidas pelo GT em congressos seguem a ementa abaixo e são estruturadas a partir de três linhas de pesquisa: pluralidade religiosa, princípio pluralista e transreligiosidade e diálogo, cujos títulos e conteúdos propostos foram atualizados neste biênio.

Ementa:

Contextualização: O Grupo de Pesquisa “Espiritualidades, pluralidades, e diálogos” tem foco nas espiritualidades e nos diálogos, investiga a pluralidade religiosa atual e práticas emergentes de diálogo entre religiões, fés e convicções no Brasil, discernindo uma mística transreligiosa em meio às transformações sociais e desenvolvendo um princípio pluralista para refletir sobre o quadro de pluralidade cultural. Desde 2008, o grupo se dedica a criar uma rede interuniversitária, que vem dando maior impulso à reflexão, com eventos e publicações compartilhadas nos seminários anuais do Grupo, além de sessões comuns nos congressos da Soter e da Anptecre.

Justificativa: Diante do contexto culturalmente plural em que nos encontramos e que desafia as tradições religiosas, surgem, por um lado, movimentos intolerantes e fundamentalistas e, por outro, oportunidades para o diálogo. Trata-se de reconhecer, no convívio com a diversidade, o que há de único e irrevogável em cada religião e as convergências entre elas. Ao mesmo tempo, é fundamental que se manifeste e se reflita sobre o dinamismo espiritual que está entre e para além das religiões, mesmo daquelas expressões laicas e sem divindades.

Objetivos: Investigar a pluralidade religiosa atual e as experiências de diálogos e de cooperação, discernindo práticas inter-religiosas, interfés e interconvicções, e também místicas e espiritualidades transreligiosas para o nosso tempo, que é marcadamente de mudanças culturais e de pluralismos sociais. Os diálogos que vêm sendo ensaiados no Brasil, tanto institucionalmente como nos entrelugares periféricos das culturas populares, fazem repensar o compromisso ético das religiões com a promoção da justiça e da paz, assim como, ao mesmo tempo, desafiam as reflexões acadêmicas.

Linhas de pesquisa:

– Pluralidade religiosa – analisa o fenômeno religioso a partir de sua interação com a sociedade e as diferentes formas de compreensão da experiência religiosa, institucionalizadas ou não. Investiga a pluralidade religiosa e cultural na perspectiva do diálogo inter-religioso; o sincretismo, o fundamentalismo, o pentecostalismo, as teologias contextuais, as novas espiritualidades e o papel da religião diante da crise planetária.

– Princípio pluralista – enfatiza análises da pluralidade religiosa a partir dos entre-lugares e fronteiras das culturas e das margens das institucionalidades. Realça os estudos culturais decoloniais e as teologias pluralistas, em especial as noções de alteridade ecumênica e polidoxia.

– Transreligiosidade e diálogos — desenvolve pesquisas sobre fatos relacionados com o diálogo entre as religiões, analisando-os sob um enfoque transdisciplinar e plurimetodológico, não-confessional e acadêmico. Destaca o estudo dos processos de educação (inter ou trans) religiosa na cultura pluralista brasileira, envolvendo o ensino religioso e experiências relacionadas ao pluralismo.

Baixe por aqui o nosso Relatório 2021/2023

Deixe um comentário